Páginas

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Dispositivos agora deverão exibir logotipo do Android na tela de inicialização


A partir de agora os novos dispositivos lançados no mercado que utilizem como software a plataforma móvel Android terão que exibir os dizeres ¨Powered by Android¨ (¨Desenvolvido por Android¨, em tradução livre) na tela de inicialização.

O Google, criador e proprietário do sistema operacional, incluiu tal condição nos Termos de Serviço Mobile, os quais as fabricantes de aparelhos (Samsung, Sony, LG, Motorola etc.) devem aceitar para poder usufruir dos serviços Google oferecidos pelo Android, especialmente a loja virtual de aplicativos, a Play Store. Mesmo consistindo num sistema aberto, é necessário que tais companhias realizem a inscrição e aceitação desses termos para não perderem o direito aos apps do Google.




Inicialmente a mudança será notada apenas nos novos aparelhos, mas o Google trabalha para que a mostra do logotipo do Android apareça também nos demais dispositivos, a medida que forem recebendo atualizações do software da versão KitKat em diante, via OTA.

Por enquanto somente os recém lançados Galaxy S5 da Samsung e One M8 da HTC já trazem a novidade, conforme mostram as imagens. Entretanto, espera-se que mais smarthpones e tablets tragam ¨Powered by Android¨ ainda neste ano.




A medida, embora insignificante para grande maioria dos usuários Android, não deixa de ser uma importante jogada de marketing do Google, que pretende reforçar a marca. Com isso a empresa quer deixar claro a quem compra um produto com Android quem é responsável pelo sistema que está permitindo o funcionamento do dispositivo. Especialmente um sistema operacional open source que permite tantas interfaces e personalizações das fabricantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário